sábado, 3 de setembro de 2011

Mar doce lar.


   Viver molhado, cheio de sal e areia deve fazer bem. Viver na terra e comer o que tiramos destas condições, infinitamente melhor. Redescobri os peixes e frutos do mar indo para praia. Em São Sebastião uma cooperativa de pescadores na praia de São Francisco oferece o que ha de mais fresco. De olhos e escamas ou couro brilhantes, com a carne firme e guelras de um intenso vermelho. Alguns daqueles seres estavam a poucos minutos no mar e agora estão sendo oferecidos! Uma verdadeira perdição para qualquer um que goste. O frescor dos alimentos é um dos fatores mais importantes na cozinha. Eu dou ainda mais importancia para peixes e frutos-do-mar.
   O desafio de visitar a cooperativa é não ficar tentado a levar tudo para casa. Fica a dica, compre o que for usar nos dois proximos dias no maximo e evite congelar o que comprar. Pergunte para os pescadores ou para os peixeiros o que fazer com cada peixe se estiver em duvida. Quanto mais fresco estiver o peixe, geralmente mais simples sera o conselho. Vale a pena leva-lo em consideração. Pergunte tambem por algum produto que tenha interesse e que não esteja exposto, eles guardam muita coisa na camara fria. Eu mesmo estava procurando a tempo Garoupa.  Um peixe de escamas de carne firme e gordurosa perfeito para fazer moqueca. Eles tinham uma e que ja estava sendo disputada por varias pessoas. Consegui com muita sorte postas maravilhosas.
   Reafirmo, explore ao maximo o sabor de um ingrediente fresco, faça simples e tenha muito sucesso.


Para a moqueca eu usei:
1,8kg de Garoupa em postas
120ml de azeite de dende
1 cebola cubos pequenos
6 dentes de alho (4 em cubos pequenos e 2 em fatias)
200ml de leite de coco
2 pimentões em tira e sem casca*
Coentro fresco picado a gosto.
Sal
1 Pimenta dedo-de-moça em rodelas

Preparo: 
   Utilize uma frigideira que tenha tampa e que seja grande o suficiente para as postas ficarem todas uma ao lado da outra deitadas. Aqueca uns 90ml de azeite de dende. Quando estiver quente adicione a cebola. Deixe ficar transparente e adicione o alho em cubos. Agora disponha  na panela as postas uma ao lado da outra e salgue o lado de cima do peixe.  Coloque por cima as tiras de pimentão e despeje por cima todo o leite de coco. Tampe e não mexa  por uns 2 minutos. Incline a panela e com uma colher pegue um pouco do caldo e regue as postas. Volte a tampar a panela.  Na metade da cocção do peixe, vire-o. Ele provavelmente não vai desmontar se não estiver muito cozido, se for o caso dele desmontar deixe-o. Sue em outra panela o alho fatiado e a pimenta dedo-de-moça com o resto do azeite de dende e despeje sobre o peixe. Confira o sal e a pimenta. Tempere com o coentro fresco picado.

   *A casca do pimentão é bastante indigesta. Para tira-la basta coloca-lo na boca do fogão e queime-a, isso mesmo queime. Assim que toda a casca estiver queimada pegue um saco plastico com um pouco de agua e coloque o pimentão. Esfregue para retirar a casca. Tire-o do saco e passe por agua corrente para tirar os pequenos pedaços que restaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário