quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sobremesa antes da refeição

  Antes de tudo tenho algo para contar a vocês: não sou o maior fã de sobremesas. Infelizmente aqui no Brasil temos o mau habito (na minha opinião) de exagerar nas doses de açúcar. Talvez seja isso ou o fator limitante de que elas quase sempre serão essencialmente doces, mas apesar disso tenho uma admiração imensa por aqueles que as fazem. Criar uma sobremesa exige doses de experiencia, paciência e percepção ainda maiores do que as de açúcar. Se você decidiu ser um confeiteiro, parabéns, são poucos os que tem corajem de desbravar essa área da cozinha e números ainda menores tem sucesso. Alguns dos maiores Chefs da historia eram confeiteiros, como Carême ou mais moderno Michel Guérard.  Por isso dedico minha primeira receita aos doces. Uma que fiz desde criança e provavelmente a que mais reproduzi em toda minha vida. Simples, mas cheia de significados, pelo menos para mim.


Brownie

3/4 de xícara de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar refinado
4 ovos
1/4 de xícara de água
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de essência de amêndoas
3/4 de xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal


Primeiro coloque em um liquidificador todos os ingredientes líquidos, derreta a manteiga levemente sem deixar aquecer demais e adicione também, adicione todos os outro ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea  Unte uma assadeira com manteiga, despeje a mistura e leve ao forno pré-aquecido em temperatura media (170-200 graus) por aproximadamente 30 minutos e voilá.


Algumas considerações,
A manteiga confere untuosidade você pode aumentar a quantidade de manteiga se quiser deixar ele mais cremoso e molhado, aumente a quantidade até um máximo de 1 xícara e 1/3, você pode usar manteiga com sal contanto que preste atenção em diminuir o sal depois. A quantidade de açúcar pode ser alterada para mais ou para menos, isso depende de você, sugiro não ir muito longe da marca na primeira vez. Outra alteração pode ser no chocolate em pó, ao invés dele use chocolate meio amargo em barra cortado em pequenos pedaços *atenção o chocolate tem gordura própria cuidado com a manteiga neste caso.


Espero que aproveitem, qualquer duvida não deixem de perguntar.
Ótimo dia a todos e bom apetite.

2 comentários:

  1. Juro, eu que não sei nada, mas NADA MESMO, de cozinha, fiquei morrendo de vontade de testar essa receita.. vou tentar e aviso no que deu.. :D

    ResponderExcluir