segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alquimia


  

 No verão nada melhor que algo leve e fresco. Essa salada vem originalmente da Tailandia. Alterei a receita 
original, adicionei alguns ingredientes que acredito que só complementaram o sabor. O grande desafio para ser sincero é encontrar o mamão papaya verde. Isso mesmo, VERDE, para se ter uma boa ideia o ponto ideal é quando os caroços dentro da fruta ainda estão brancos. A casca deve ter uma cor verde e brilhante (quase como um pimentão verde). Nesta receita eu usei  um mamão ja um pouco alem deste ponto. Se for o seu caso tambem, saiba que a receita funciona, não perfeitamente, mas o resultado de qualquer jeito é excelente.
   Antes de tudo esteja preparado para vencer qualquer tipo de preconceito ou incerteza antes de reproduzir esta salada. Eu mesmo quando fiz a primeira vez tive minhas duvidas, quer dizer, isto antes de provar. A receita é simples e facil de fazer. A unica parte mais trabalhosa é cortar as frutas.

   Ingredientes
1 Mamão Papaya Verde
6 Kani-Kama (Bastões)
½ Manga Palmer madura
1 Pimenta dedo de moça
1 Dente de alho
Suco de limão
Açúcar mascavo
Nam Pla*
Salsinha fresca

Corte em julienne (tiras finas e compridas como na foto) o mamão,o kani-kama e a manga (frutas sem casca). Corte o alho no meio e remova o miolo. Ammase-o junto com a pimenta.
Em uma tigela misture a pasta de pimenta o açúcar mascavo, o  Nam Pla e o suco de limão**. Adicione o mamão, a manga e o kani-kama. Salpique salsinha bem picada por cima. O resultado final deve ser doce, picante, salgado e acido. Alias este equilibrio entre estes quatro é o que faz a cozinha asiatica tão especial.


*Nam Pla é um molho originário da Tailandia, ele tem um molho equivalente Vietinamita chamado Nuoc Mam, os dois são essencialmente iguais. Trata-se de um molho fermntado de peixe. Os peixes são salgados e ficam em tinas grandes por um longo periodo. O odor do molho é desencorajador . Como ele já é bem salgado. Cuidado, evite colocar sal toda vez que usa-lo, pode-se fazer uma relação ao Shoyu se quiser ter uma ideia de quanto salgado ele é.

** Voce deve ter notado que não coloquei medidas para o açúcar, para o suco de limão e nem para o Nam Pla. Bom o que posso dizer, o segredo da receita esta ai, não exiete uma medida. O mamão verde, cheio de taninos, estara insuportavelmente amargo, o Nam Pla por sua vez tem um gosto dificil de aceitar quando consumido sozinho. A surpresa esta ai, não desanime ao despejar o molho de peixe e sentir aquele cheiro forte, isso tudo se mistura com o mamão criando algo completamente novo e maravilhoso. Equilibre o amargor com o Nam Pla e o açúcar. Equilibre o doçe com o limão Se estiver com medo de errar separe um pouco do mamão cortado caso precise corrijir.

Qualquer duvida ou curiosidade deixe um comentário, fico mais que feliz em responde-las



Prato da foto: Salmão cozido no forno e aspargos no vapor enrolados com presunto-cru e salada de papaya verde.

Um comentário:

  1. Gostoso, muito gostoso. Nada como apreciar algo diferente do "chef Duzinho"! =)

    ResponderExcluir